Inscrições para ser Conselheiro Tutelar

Inscrições para ser Conselheiro Tutelar

Tem início hoje (02 de maio) as inscrições para ser um Conselheiro Tutelar de Andrelândia.  Os interessados devem procurar o CRAS até o dia 31 de maio, das 7h30 às 10h30. O candidato deve apresentar no ato da inscrição documento original, com foto e comprovar os requisitos básicos descritos no Edital.

 

Entre os requisitos estão: idoneidade moral; ter, no mínimo, 21 anos; residir em Andrelândia, pelo menos há dois anos; ter Ensino Médio completo; estar em dia com as obrigações eleitorais; ter experiência em atividades ligadas à promoção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente, entre outros.


Para ser um Conselheiro Tutelar, a pessoa deve passar por três etapas. A primeira é a inscrição (que acontece de 02 a 31 de maio). Depois os candidatos terão que realizar uma prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente (clique aqui para conferir as leis). E por último acontece a eleição, por meio do voto direto da população.


Confira aqui a RESOLUÇÃO DO CMDCA sobre a Eleição do Conselho Tutelar de 2019.


RESOLUÇÃO EDITALÍCIA Nº 03


RESOLUÇÃO EDITALÍCIA Nº 04


RESULTADO DOS RECURSOS


LISTAGEM DEFINITIVA DOS CANDIDATOS




 

Importância de um Conselheiro Tutelar

 

A função de Conselheiro Tutelar tem vital importância para o bom funcionamento de nossa sociedade, afinal, eles são os responsáveis por defenderem e zelarem pelos diretos dos meninos e meninas que se encontram em alguma situação de risco, como violência, negligência dos responsáveis, abuso sexual, entre outros.

 

Sendo assim, o Conselheiro Tutelar deve ter consciência que ele exerce uma função primordial na vida das crianças e adolescentes.

 

Do outro lado, a sociedade também possui um papel crucial, pois é através do voto que os conselheiros tutelares são escolhidos. Com isso, as pessoas tornam-se também diretamente responsáveis pela segurança de nossas crianças e adolescentes.