Secretaria de Saúde realiza Encontros de Gestantes

Uma das fases mais importantes da vida de uma mulher é a gestação.  É um período cercado de alegrias, mas que também traz muitos desafios para as gestantes. As mudanças não atingem só os corpos, como também o estado emocional das futuras mamães.

Sabendo disso a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Coordenação dos PSF’S, está realizando encontros periódicos de gestantes nos postos de saúde de Andrelândia.

Nessas reuniões participam dois obstetras e enfermeiras, os quais esclarecem as possíveis dúvidas das mamães sobre o período da gestação e da amamentação.

Nos encontros também é explicado porque a Secretaria de Saúde resolveu realizar os pré-natais nos PSF’s e não mais no Hospital Municipal. “O PSF é o primeiro local que qualquer paciente procura para ser atendido. É lá que está a ficha médica da pessoa e seu agente de saúde. O PSF acaba sendo uma extensão da casa das pessoas. Já o Hospital Municipal é somente para atender urgências e emergências. Lá as gestantes ficavam no meio de outros pacientes e podiam até contrair alguma virose, por exemplo. Então optamos por fazer os pré-natais nos PSF’s, pois além de ser mais seguro para as mamães, também gera mais conforto para elas”, explica a Coordenadora dos PSF’s, Franciane Vidal.