Secretaria de Saúde realiza campanha de doação de sangue

A Secretaria Municipal de Saúde de Andrelândia está realizando uma campanha em parceria com a Fundação Hemominas de Juiz de Fora para a doação de sangue.

A Secretaria está disponibilizando mensalmente uma van com 14 lugares para as pessoas que desejam realizar este ato de amor.

Quem tiver interesse em fazer a doação de sangue, deve procurar o setor de Marcação de Consultas, localizado na Rua Humberto de Paula Campos, 03, Rosário (Prédio do Antigo Pronto Socorro), para agendar a viagem.

As van para levar os doadores de sangue sai sempre às 7h, e retorna assim que as coletas de sangue terminarem.  No mês de junho, a doação acontecerá na próxima terça-feira, 27 de junho.

Requisitos básicos:

- Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique aqui para imprimir o formulário de autorização).

- Pesar no mínimo 50kg.

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários:

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

- Gravidez

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

- Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

- Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

- Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.

- Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.

- Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

- Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

- Vacina contra gripe: por 48 horas.

- Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.

- Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

- Febre Amarela: quem tomou a vacina deve aguardar 04 semanas; quem contraiu a doença deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial); e quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias após o retorno.

Impedimentos definitivos:

- Hepatite após os 11 anos de idade. *

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

- Uso de drogas ilícitas injetáveis.

- Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.