Secretaria de Saúde promove palestra em comemoração a Semana da Mulher

Secretaria de Saúde promove palestra em comemoração a Semana da Mulher

Palestra falou sobre os tipos de violência e as formas de prevenção

Em comemoração a Semana da Mulher a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra presidida pela assistente Social, Lilian Nogueira.

Na ocasião, a assistente social falou sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Segundo ela existem várias versões sobre a origem desta data, entre elas o ato de terror que aconteceu no dia 25 de março de 1911, na qual as mulheres foram queimadas vivas em uma fábrica de Nova York, somente pelo fato pelas desejarem melhores condições de trabalho. “O fato é que o dia 8 de março é o resultado de uma série de acontecimentos, lutas e reivindicações das mulheres”.

A assistente social também falou sobre a Lei Maria da Penha, que define a violência doméstica contra a mulher como crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir as agressões.  “Não devemos julgar a mulher que permanece em uma relação violenta, mas procurar entendê-la e ajudá-la a sair dessa situação. Sem segurança e sem apoio, isso é muito difícil”, explicou Lilian.

De acordo com a Lei Maria da Penha existem cinco formas de violência doméstica contra a mulher: a psicológica, a física, a sexual, a patrimonial e a moral. “Para denunciar qualquer tipo de violência a mulher pode ligar em uma situação de emergência para a Polícia Militar no número 190. Caso não queira procurar a polícia ou esteja insegura, ligue para o 180, que é o número da Central de Atendimento a Mulher”, esclareceu a assistente social.   

picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture