Secretaria de Educação desenvolve diversos programas nutricionais nas escolas

Projetos visam o bem-estar os estudantes

Alimentação é fundamental para nossa saúde, nos dá todos os nutrientes  necessários  para nossa sobrevivência. Partindo deste princípio a Secretaria Municipal de Educação, através de seu serviço de Nutrição tem elaborado cardápios variados e balanceados, ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais necessárias ao bom funcionamento do organismo de nossos alunos.

Pensando no bem-estar dos alunos, a Secretaria de Educação desenvolve diversos programas nutricionais. Entre eles, o Projeto Horta na Escola, implantado na Creche Municipal, o qual conta com a participação de funcionários e pais e avós dos alunos. Neste programa, são incluídos na alimentação das crianças produtos orgânicos, isentos de agrotóxicos, proporcionando assim uma alimentação mais saudável para os alunos. O sucesso deste projeto fará com que ele seja estendido gradativamente a todas as Escolas Municipais.

A cultura também está inserida na alimentação dos estudantes de Andrelândia com o Projeto Comidas Típicas, que apresenta para as crianças a culinária de diversos países, como Brasil,  Itália, Rússia, China, Japão, Estados Unidos e  Alemanha.

O município de Andrelândia possui uma área total de 1.005,285 km², com mais de 4.000 quilômetros de estradas vicinais. Com isso, muitos alunos provenientes da Zona Rural fazem um trajeto de mais de uma hora das escolas até as residências. Procurando proporcionar mais qualidade de vida para estes estudantes, a Secretaria de Educação implantou o Projeto de Volta para Casa, o qual oferta lanches para este público.

Os professores também foram  agraciados com o Projeto Lanche Legal, o qual consiste em oferecer um lanche para os docentes, devido a suas jornadas de trabalho.

Já o Programa Saúde na Escola, uma parceria entres as secretarias de Educação e Saúde, irá desenvolver atividades nas escolas, como palestras, ações de prevenção contra Dengue e outras doenças, teste antropométrico, orientações quanto às vacinas, etc.

A Secretaria de Educação também inseriu no cardápio das escolas produtos isentos da proteína do leite, atendendo assim os alunos que têm intolerância a lactose.

Todos esses programas desenvolvidos pela área nutricional visam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Crianças ajudando na horta
Crianças da creche na horta
Crianças da creche na horta
Alimentos Sem Lactose