Saiba mais detalhes sobre a implantação do POLO UAB no município de Andrelândia

Uma grande notícia foi dada pelo Prefeito Municipal de Andrelândia Samuel Isac Fonseca. Durante o mês de abril, ele anunciou que o município está APTO para receber o POLO UAB vinculado a Universidade Federal de São João Del Rei. O POLO UAB é um projeto do Governo Federal (Universidade Aberta do Brasil), que visa expandir as universidades públicas. De início, o Polo da UFSJ em Andrelândia será semipresencial, com aulas presenciais quinzenalmente. A sede do Polo em Andrelândia será na Escola Municipal João Narciso de Oliveira.

As conversas para trazer o Polo para a cidade iniciaram-se no ano de 2013, quando o Prefeito e o Secretário de Educação de Andrelândia, Ronildo Francisco Agapito de Souza, visitaram a UFSJ, e depois de uma reunião com a reitora da Universidade, por intermédio do Deputado Federal Reginaldo Lopes, a cidade começou os esforços para adequar-se a receber o Polo UAB.
Depois de passar por várias fases, finalmente em novembro de 2015, um representante da CAPES visitou o munícipio para fazer a vistoria final no prédio onde funcionará o Polo, e em abril de 2016, um ofício chegou ao prefeito de Andrelândia confirmando que a cidade está APTA para receber a UAB.
De acordo com o ofício, o Polo em Andrelândia está qualificado para ofertar os cursos de Filosofia, Matemática, História, Pedagogia, Administração Pública, Educação Física e outros. Além da UFSJ, o município, através da Secretaria Municipal de Educação, está em conversa com a Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Juiz de Fora e a Universidade Federal de Lavras, para ofertar cursos superiores dessas instituições.

No dia 12 de maio de 2016, haverá uma reunião na UFSJ para acertar os detalhes referentes aos cursos a serem ofertados no Polo UAB Andrelândia. A partir de então, a Prefeitura Municipal de Andrelândia terá maiores informações para os andrelandenses e região.