" /> Prefeitura Municipal de Andrelândia

Grupo de Capoeira andrelandense busca preservar esta arte nacional

A capoeira é uma das manifestações culturais mais importantes do nosso país. A relevância desta arte é tão grande, que no ano de 2008 o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan) reconheceu a “Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira” como Bens Imateriais do Patrimônio Cultural do Brasil. Afirmando assim que a Capoeira é um bem que contribuiu para a formação da sociedade brasileira.

Em Andrelândia está arte também está presente devido à dedicação de vários grupos, como a Associação de Capoeira Malícia Negra, que existe há 10 anos e foi fundada pelo Mestre Xandy, natural de Tambaú (SP) e pelo professor andrelandense Kaká.

Juntos, eles atendem um grupo de 25 alunos, composto por crianças, adolescentes e adultos. “A Capoeira é uma arte que abrange todas as idades. Nosso grupo têm integrantes com apenas cinco anos de idade. Estamos abertos a todos”, explica o professor Kaká.

Os treinos acontecem três vezes por semana, sendo que as crianças se reúnem às segundas, terças e quartas, das 18h às 19h; e os adultos às segundas, terças e quintas, das 19h às 21, na Fundação Guairá.

De acordo com o professor, o amor pela Capoeira é o principal combustível para manter o grupo unido. “Sobrevivemos das mensalidades de nossos alunos. Com isso, bancamos os uniformes e as apresentações em outras cidades, as quais são totalmente gratuitas”, esclarece.

Para participar da Associação de Capoeira Malícia Negra é só procurar o Mestre Xandy ou o Professor Kaká nos horários dos treinos. O professor ressalta ainda que as ajudas de pessoas físicas ou empresas são muito bem-vindas. “Nosso objetivo é ensinar a arte da capoeira para o maior número de pessoas. Essa arte que além de trazer uma bagagem cultural, também é um exercício excelente. Então se alguém quiser ajudar nosso grupo, nós agradecemos muito”.

Vídeo da Apresentação

A Capoeira

A capoeira é uma manifestação cultural que é ao mesmo tempo dança, luta e jogo. Em todas as práticas da capoeira, permanecem coexistindo a orquestração musical, a dança, os golpes e o jogo.

As origens da capoeira remetem basicamente a três mitos fundadores: a capoeira nasceu na África Central e foi trazida intacta por africanos escravizados; a capoeira é criação de escravos quilombolas no Brasil; a capoeira é criação dos índios, daí a origem do vocábulo que nomeia o jogo.

As três hipóteses geram questões ainda não resolvidas. Embora estudos recentes tenham comprovado a existência de danças guerreiras similares à capoeira, como na África Centra. Apesar da comprovação da raiz africana, é preciso reconhecer as mudanças e as contribuições que ocorreram em solo brasileiro.

FONTE: Iphan