Castramóvel retorna pela terceira vez em Andrelândia

Programa já castrou 279 animais no município

A Prefeitura de Andrelândia em parceria com a AMPAR/CIMPAR trouxe pela terceira vez no município a Unidade Básica de Saúde Animal, também conhecida como Castramóvel. Desta vez a Unidade permaneceu dois dias em Andrelândia e castrou 75 cães e gatos, sendo 18 machos e 57 fêmeas.

Para realizar as cirurgias a equipe é composta por uma médica veterinária cirurgiã, um médico veterinário clínico, um anestesista, um enfermeiro e uma auxiliar veterinária.

O Programa de Controle de Animais desenvolvido pela Prefeitura, conta com o apoio primordial da Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia), que além de cadastrar os animais que são operados, oferecem toda a assistência nos dias das castrações, desde a recepção dos cães e gatos, passando pelo acompanhamento após as cirurgias, até o transporte de alguns animais.

O Castramóvel já operou 279 animais gratuitamente, sem nenhum gasto para os proprietários, já que o projeto, além da castração oferece a medicação que o animal utiliza durante o procedimento. A Apamia ainda confecciona e doa as roupas que os animais devem utilizar após as castrações.

Durante 2018 o Castramóvel irá retornar ao município para seguir com as cirurgias. O agendamento das castrações devem ser realizados na Apamia através dos telefone (35) 99207-6829 ou (35) 99133-9324.

Castramóvel

A Unidade Básica de Saúde Animal (Castramóvel) da Ampar funciona em um container equipado com sala de recepção, preparo dos animais, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório.

Todos os setores são devidamente dimensionados e alocados a fim de proporcionar um ótimo ambiente de trabalho, levando-se em conta aspectos de higiene, assepsia, bem-estar humano e animal.

Apamia

A Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia) é formada por voluntários de Andrelândia. Fundada em 1953, a associação sem fins lucrativos, realiza um trabalho social com  a população de Andrelândia e também com os animais de rua.

A Apamia desenvolve diversas ações com os animais que incluem desde castrações, campanhas de vacinação, casinhas de abrigo e comedouros e bebedouros públicos. Todo o trabalho é mantido pelos voluntários da associação.  Portanto, quem quiser ajudar a Apamia pode entrar em contato com a associação através da Página Oficial no Facebook.