Castramóvel realiza mais de 70 castrações gratuitas em Andrelândia

A Unidade Básica de Saúde Animal da AMPAR/CIMPAR, também conhecida como Castramóvel, esteve novamente em Andrelândia nos dias 07 e 08 de agosto. Desta vez foram castrados 30 gatos, sendo 15 machos e 15 fêmeas; além de 44 cães, sendo 10 machos e 34 cadelas; totalizando 74 animais.

O Castramóvel é uma parceria da Prefeitura de Andrelândia com a AMPAR/CIMPAR e conta com o apoio da Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia), a qual realiza o cadastro antecipado dos animais e presta o atendimento nos dias da castração, que vai deste a recepção até a assistência do pós-operatório.

Até o momento já foram castrados 355 animais gratuitamente em Andrelândia.

O Castramóvel

A parceria entre a Prefeitura de Andrelândia e a AMPAR/CIMPAR realiza castrações gratuitas nos animais do município.

No programa a AMPAR/CIMPAR oferece toda a infraestrutura e a administração fornece o apoio logístico como o fornecimento de água e energia elétrica, além do apoio financeiro para pagar as cirurgias.

A Unidade Básica de Saúde Animal funciona em um container equipado com sala de recepção, preparo dos animais, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório.

A equipe é formada por uma médica veterinária cirurgiã, um médico veterinário clínico, um anestesista, um enfermeiro e uma auxiliar veterinária.

Apamia

A Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia) é formada por voluntários de Andrelândia. Fundada em 1953, a associação sem fins lucrativos, desenvolve um trabalho social com  a população de Andrelândia e também com os animais de rua.

A entidade é responsável por fazer o cadastro dos animais que são esterilizados gratuitamente, inclusive alguns animais de rua.