Andrelândia recebe o Castramóvel

Durante três dias foram castrados 135 cães e gatos

Andrelândia recebeu nos dias 28, 29 e 30 de agosto  a Unidade Básica de Saúde Animal da AMPAR/CIMPAR, também conhecida como Castramóvel. O projeto que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Andrelândia, da Câmara Municipal e da Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia) castrou durante três dias 135 cães e gatos.

Para realizar as cirurgias a equipe foi formada por uma médica veterinária cirurgiã, um médico veterinário clínico, um anestesista, um enfermeiro e uma auxiliar veterinária. O projeto também contou com a colaboração dos voluntários da Apamia, que além de fazerem o cadastramento dos animais, também foram responsáveis por receber e catalogar os cães e gatos nos dias das castrações, e ainda confeccionou as roupas que os animais utilizaram após as cirurgias.

A Unidade Básica de Saúde Animal funciona em um container equipado com sala de recepção, preparo das animais, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório. Todos os setores são devidamente dimensionados e alocados a fim de proporcionar um ótimo ambiente de trabalho, levando-se em conta aspectos de higiene, assepsia, bem-estar humano e animal.

O projeto do Castramóvel da AMPAR/CIMPAR iniciou em junho de 2017 e já castrou até o momento mais de 1.800 animais em diversas cidades pertencentes a associação.

Apamia

A Associação de Proteção ao Meio Ambiente e Idoso (Apamia) é formada por voluntários de Andrelândia. Fundada em 1953, a associação sem fins lucrativos, desenvolve um trabalho social com  a população de Andrelândia e também com os animais de rua.

Em junho deste ano, a Apamia criou o Projeto Cão Comunitário, que visa proporcionar bem-estar e saúde aos animais de rua, e apoio para as pessoas que acolhem estes animais. Entre as ações do projeto está a colocação de 50 casinhas de abrigo em pontos da cidade, além de 20 comedouros e bebedouros públicos.

Os voluntários também promoveram uma campanha de vacinação múltipla e a castração de diversos animais.

Quem quiser ajudar a Apamia pode entrar em contato com a associação através da página oficial no Facebook.