Alunos do Polo UAB de Andrelândia participam de Aula Inaugural na UFSJ

Alunos do Polo UAB de Andrelândia participam de Aula Inaugural na UFSJ

Turma pertence ao Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio

Mais uma turma do Polo UAB de Andrelândia participou de uma aula inaugural na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Desta vez foram os alunos do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, que compareceram no dia 10 de março nas dependências da UFSJ.

Os alunos contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Andrelândia, através da Secretaria Municipal de Educação, a qual viabilizou o transporte. 

Esta é a primeira turma deste curso no Polo, contando com alunos de Andrelândia, Três Pontas, Juiz de Fora, Lavras, Caxambu, São João del-Rei, Tiradentes, Conceição da Barra de Minas, Guarulhos (SP) e Paraty (RJ). A turma é composta de 20 alunos sendo a cidade de Andrelândia majoritária. 

O evento contou com a participação do Coordenador do Curso  Professor Manuel Jauará, da Coordenadora do NEAD-UFSJ Professora Elisa Tuler de Albergaria, do Vice-Reitor Marcelo Pereira de Andrade e da Coordenadora UAB Adjunto Professora Shirley Dau.


O Curso

O curso de especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio visa a contribuir para uma efetiva mudança na dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a construção e aquisição do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo, que assegure aos alunos da educação básica o direito de aprender.

Esse processo se inicia com o professor-cursista buscando o conhecimento, socializando essa busca e os conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo em que exercita a reconstrução de saberes e práticas.

A intenção é desenvolver cursos de formação pautados nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho.

Pretende-se, pois, oferecer cursos que sensibilizem e mobilize o professor, cada vez mais, para a melhoria do ensino, da aprendizagem e, assim, se possa avançar na direção da garantia do direito de todos e de cada um aprender. Daí a importância de assegurar uma formação que possibilite ao professor compreender que para além do título de especialista e dos ganhos na carreira, é urgente mudanças nas posturas e práticas em sala de aula.

 

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