Alunos da E.M. João Narciso de Oliveira visitam a Serra de Santo Antônio

Alunos da E.M. João Narciso de Oliveira visitam a Serra de Santo Antônio

A excursão buscou complementar os estudos sobre o elemento indígena

Os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Narciso de Oliveira visitaram a Serra de Santo Antônio no dia 08 de agosto.

De acordo com o professor Washington, a excursão buscou complementar os estudos sobre o elemento indígena, como um dos coadjuvantes povos formadores do povo brasileiro, estudados e refletidos na aula de geografia. "O local foi escolhido, porque a Serra de Santo Antônio abriga uma canoa indígena de mais de quatro séculos, encontrada  em outubro de 2014 no leito do Rio Grande, nas proximidades da divisa com o município de Santana do Garambéu".

Em janeiro de 2015, o Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (NPA), responsável pela manutenção da Serra de Santo Antônio  providenciou o envio de uma amostra da madeira da canoa para o Laboratório Beta Analytics, situado em Miami, nos Estados Unidos da América. O resultado da datação por radiocarbono indica que a embarcação foi construída por volta de 1610, ou seja, cerca de 70 anos antes da chegada das primeiras bandeiras paulistas na região.

Durante a trilha até o local conhecido com Paredão Pedra dos Amores, local onde está localizado as pinturas rupestres datadas de mais de 3.500 anos, os estudantes aproveitaram a oportunidade para relembrar os estudos do ano anterior (6º Ano do Ensino Fundamental), que tratou sobre a formação das rochas e seus ciclos, além dos intemperismos e suas constantes transformações milenares pelos agentes exógenos da natureza.

 

picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture